quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TIRANDO NOTA 10


“Estudar pra quê, se o futuro é a morte”. Esta frase é muito repetida por estudantes que não são muito fã dos estudos. Alguns cristãos até dizem: Pra quê estudar? Vou usar matemática, ou química, ou geografia lá na glória?”


E quando chega o dia “D”, o famoso DIA DO TESTE OU DO SIMULADO. É uma verdadeira correria para estudar e um turbilhão de ideias paira na mente do estudante: “Será que vai dar tempo de estudar toda a matéria? Acho que vou dar só uma ‘coladinha’. Agora, onde ponho a cola? Embaixo do tênis. Não, não. Vai sujar. Já sei. Na perna. Não, pois a professora vai notar quando eu levantar a calça. E, agora meu Deus, me ajuda a ver onde ponho esta cola!”
Nós somos testados e provados todos os dias.

Há uma preocupação exacerbada (mesmo que necessária) quando os testes ou provas são ligadas a vida profissional, porém um desprezo grande quando os testes ou provas estão ligados a vida espiritual.

Na vida espiritual não existe cola. Ou está preparado ou está despreparado. E a preparação do crente é através da Bíblia, oração, jejum, santificação e etc.

Gosto da história de quatro jovens, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego e Daniel, que passaram por grandes provas e acredito sairam bem nelas, vamor ver?
Teste 1 – Murmuração (Daniel 1.2).
Aqueles jovens foram tirados de suas terras, sua nação foi destruída, foram separados de sua parentela. Tinham tudo para reclamarem da vida e murmurarem contra Deus, porém em nenhum momento eles abriram a sua boca para reclamar do Senhor, sendo fiéis a Deus.
Fico vendo alguns cristãos “brigando com Deus”, falando alto com ele, indignados pelas provas, porém percebo que estes nunca leram a passagem da Bíblia que diz: “EM TUDO, DAÍ GRAÇAS, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18). Vamos ser agradecidos a Deus em tudo, pois quando agradecemos a Ele, o nosso pouco é multiplicado (Mt 14.19).
NOTA DOS JOVENS: 10
Teste 2 – Manjar do Rei (Daniel 1.3-21)
Aqueles jovens deveriam comer a comida do rei, porém decidiram não comer as iguarias reais e sim legumes. O pecado não estava na comida, pois ninguém é salvo pelo que come (1 Co 8.8; 1 Tm 4.4), tão somente pela FÉ. Porém, para poder comer as iguarias do rei era necessário participar das festas pagãs, e isto sim é pecado, pois são “cultos a demônios” (1 Co 10.20).

Porém aqueles jovens estavam preparados para este teste “não andando no conselho dos ímpios, não se detendo no caminho dos pecadores, nem se assentando na roda dos escarnecedores” (Sl 1.1). Deus os honrou, fazendo mais formosos do que aqueles que comeram os manjares do rei. Não devemos nos unir com as trevas, pois não há sociedade entre o reino de Deus e o reino do mal. Sejamos amigos de Deus e inimigos do mundo (Tg 4.4).

NOTA DOS JOVENS: 10
Teste 3 – A estátua de Nabucodonosor (Daniel 3.1-4).
Aqueles jovens deveriam se curvar diante da estátua de Nabucodonosor, adorando-a, porém eles se recusaram, sendo fiéis ao único e poderoso Senhor (Êx 20.5). Eles seriam lançados em uma fornalha de fogo, aquecida sete vezes, se não adorassem a imagem. Nabucodonosor, fez uma pergunta, nesta tão dura prova: “E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Dn 3.15).
Eles responderam de “bate-pronto”, mostrando que haviam se preparado muito na Palavra, oração, santificação e vigilância: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Dn 3.17,18). Então foram lançados na fornalha, mas dentro da fornalha estava o Senhor com eles. Glória a Deus. Deus não nos livra da fornalha, mas nos livra dentro da fornalha. Sejamos sempre fiéis ao Senhor.
NOTA DOS JOVENS: 10

RESULTADO FINAL: TODOS OS JOVENS APROVADOS
DESTINO DOS APROVADOS: A VIDA ETERNA COM DEUS
SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA AS PROVAS DA VIDA ESPIRITUAL? SEREMOS APROVADOS OU REPROVADOS NAQUELE GRANDE DIA PARA ENTRAR NOS CÉUS? “VIGIAI E ORAI” (Mt 26.41).