quinta-feira, 22 de julho de 2010

O TEMOR DO SENHOR, O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

Sabedoria. Esta palavra é uma riqueza valiosíssima que por muitos é cobiçada. Muitos se esmeram em cursos, em palestras, em seminários, a fim de alcançar este tão famigerado caminho.
Confundimos a verdadeira sabedoria com a sabedoria adquirida por experiências de vida e por leitura de livros. Muitos se acham sábios por serem mestres, doutores, Phds em alguma coisa. Porém, a verdadeira sabedoria não consiste nisto, mas o âmago, a fonte, o principal da sabedoria ou do saber está em temer o SENHOR (Pv 1.7). Temer a Deus consiste em ter um profundo sentimento de respeito e reverência a Ele. Respeitar a Deus é está submisso a Ele, acatando tudo o que o Senhor manda e obedecendo a sua vontade.
A Bíblia nos mostra a profundidade do temor do Senhor, o qual veremos agora:
1. O temor do Senhor nos leva a não pecar (Êx 20.20). Quando tememos a Deus, mostramos que também o amamos, e aquele que ama a Deus obedece e guarda os seus mandamentos. Quem guarda os mandamentos do Senhor é muito prospero na terra (Dt 7.12-26; 28.1-14). Não pecar é um dos principais requisitos para morar no Céu. Logo, temer ao Senhor leva-nos ao Céu.
2. O temor do Senhor une o povo de Deus (1 Sm 11.7). A união do povo de Deus não aparece por barganhas, ou pactos entre os membros, mas é alcançada quando todos temem ao Senhor, pois desta forma não há espaço para o pecado da dissensão e da cisão. Quem teme ao Senhor faz parte da igreja invisível, formada por todos os santos, e neste povo não há desunião e nem inimizade. Quem promulga a desunião e a porfia não teme ao Senhor e não faz parte do verdadeiro povo de Deus.
3. O temor do Senhor é toda a sabedoria (Jó 28.28). Jó nos mostra algo mais profundo. Quem teme ao Senhor principia em si a verdadeira sabedoria, mas aquele que se mantém no temor do Senhor degusta, se embevece, se inunda na verdadeira sabedoria, ou seja, quem busca viver no temor do Senhor terá a totalidade da sabedoria de Deus em si. 4. O temor do Senhor é puro (Sl 19.9). Quem teme ao Senhor não se mistura com aquilo que o desagrada. O temente a Deus despreza aquilo que desagrada ao Senhor, mas engrandece aquilo que o agrada. A pureza do temor do Senhor consiste em ter uma vida cheia do Espírito Santo, que como fogo purificador extermina qualquer coisa em que não há virtude.
5. O temor do Senhor é a fonte da juventude (Pv 10.27). Os tementes a Deus têm suas vidas guardadas por Ele. Estes descansarão, viverão tranquilamente na terra, dormirão satisfeitos, pois tem um mantenedor e patrocinador de suas vitórias, que é o Senhor. Porém o prolongar de suas vidas não é para usufruírem das coisas da terra, mas para influenciar outros, através do seu testemunho, a também temer a Deus.
6. O temor do Senhor é a segurança dos filhos (Pv 14.26). Por vezes nos preocupamos com a violência que majora dia a dia. Vive-se atrás de grades, como verdadeiros animais, a fim de obter um pouco de segurança. Mas aqueles que temem ao Senhor protegem a sua família, não só no sentido físico, mas também no espiritual. Pois quem teme ao Senhor, tem ao redor da sua casa e família o Leão da Tribo de Judá, e diante dEle, o inimigo de nossas almas é um verdadeiro gatinho que nunca poderá derrotá-lo.
7. O temor do Senhor é a nossa verdadeira riqueza (Pv 15.16). Muitos ricos e milionários demonstram viver de forma felicita, mas em seu interior pulsa um vazio, que não tem sua completude no dinheiro. Mas aquele que teme ao Senhor, ainda que com pouco em seus cofres, porém vive de forma abençoada, pois nas mãos do Senhor o nosso pouquinho é um verdadeiro manancial de bênçãos. Viver com pouco dinheiro, mas tendo o Senhor como o dono dele, somos os homens mais prósperos e ricos de todo o universo.
8. O temor do Senhor é certeza de nossa prosperidade (Pv 23.17). Algumas vezes olhamos os ímpios e vemos a sua prosperidade, e bate em nosso coração um sentimento de indignação e inveja. Porém, aquele que teme ao Senhor sabe, que ainda que eles sejam prósperos financeiramente, mas o fim deles é a pobreza e a miséria do inferno, mas aqueles que vivem no temor do Senhor, ainda que pobres financeiramente, mas o final da vida, lhes espera uma cidade cujas ruas são de ouro e o mar é de cristal. Somos ou não somos mais prósperos que os ímpios? Que eles nos invejem e procurem temer ao Senhor.

9. O temor do Senhor é a fonte da felicidade (Pv 28.14). Iniciar no temor do Senhor é fácil, mas manter-se a vida toda neste temor é uma tarefa mais árdua, porém muito recompensadora. A felicidade tem sido o escopo de várias pessoas, porém estas tem procurado-a em bebidas, vícios, mulheres ou homens, dinheiro, status, etc. Contudo, a verdadeira felicidade está em temer ao Senhor, visto que ele nos dá a paz, a alegria, o refrigério e o melhor, a certeza de morarmos no céu.
10. O temor do Senhor abre as portas do sobrenatural (At 2.43). Temer ao Senhor é mergulhar em um patamar de intimidade com Deus, a ponto de nos familiarizarmos com o poder e ação do seu Santo Espírito. Quem teme ao Senhor é um homem ou mulher poderosos em Cristo, a fim de realizarem prodígios e maravilhas para honra e glória do Senhor.
Muitos tem por louco aquele no qual não há sanidade, que não fala coisa com coisa, que perdeu a razão, porém a Bíblia nos diz que o verdadeiro louco é aquele que despreza a sabedoria e o ensino, os quais são alcançados e concretizados, plenamente, através do TEMOR AO SENHOR.
TEMAMOS A DEUS, E SEREMOS VERDADEIRAMENTE FELIZES, NESTA VIDA E NA FUTURA.

3 comentários:

  1. É verdade devemos sempre ter o temor de Deus em nossas vidas!!! essa explanaçao esta maravilhosa.
    Deus te abençoe!:)

    ResponderExcluir
  2. Deus não resiste mesmo aqueles que reconhecem que precisam dEle e que querem ter uma vida de santidade e comunhão com Ele...

    Que os nossos corações venham anseiar o Espírito de Deus e a sua vontade....

    como está em Colossenses 3:1-2

    "Portanto ,já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus

    Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas"

    um grande abraço

    Ass: Marcos :)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa postagem...isso é mais uma prova contrária ao pensamento dos católicos...

    Eles dizem nós os evangélicos abominam Maria e não a respeitam como mãe de Jesus....mas através dessa Estória, podemos ver claramente que respeito é uma coisa...reverência é outra...

    não abominamos Maria...nós temos consciência que foi uma serva usada nas mãos de Deus...

    como foi Rute, Ester e Débora...só que com missões diferentes...


    mas o propósito é o mesmo...reconhecer que só Deus é o Todo-Poderoso...que que não houve e nunca haverá nenhum deus igual a Ele...

    ela mesma disse que que considerava serva...um (servo não é maior do que o seu senhor).. quando Gabriel disse que ela seria a mãe do Salvador...

    em 1° Timóteo 2:5 diz: "Existe apenas um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem"

    ou seja só Ele pode nos levar a presença do Pai..

    Em joão 14:6 diz: Disse-lhes Jesus : Eu sou o caminho , a Verdade e a Vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim"

    O Próprio Cristo afirmou isso...que só Ele é o caminho para a Salvação...

    Em Atos 10:25 e 26 diz: " 25 E aconteceu que entrando Pedro, saiu Cornélio para recebe-lo prostrando-se ao seus pés e o adorando,

    26 Mas Pedro o levantou dizendo: Levante-se, porque eu sou homem como você"

    mais uma prova viva de que Só devemos adorar, reverenciar e cultuar a Deus...somente a Ele Glória e Honra para sempre, Amém.

    Ass: Marcos :)

    ResponderExcluir